quinta-feira, agosto 26, 2010

JORNALISMO INVESTIGATIVO NO CINECLUBE UNIFRA!







Cartaz elaborado pelo acadêmico Vilmar Mazui de Publicidade & Propaganda

O ciclo Jornalismo Louco, do Cineclube Unifra, encerra neste sábado, dia 28, com Intrigas de Estado, a partir das 4 da tarde.

No filme, dois jovens são assassinados pela mesma pessoa. Em princípio, não há ligação entre os crimes. Na manhã seguinte, a assessora e amante do senador republicano Stephen Collins morre nos trilhos do metrô. A investigação fica a cargo de dois jornalistas bem diferentes do jornal Washington Globe: Cal McAffrey, um jornalista experiente e da iniciante Della Frye. Collins e Cal são amigos desde a faculdade. O político pede abrigo para o jornalista. Porém, com o passar das investigações, é descoberta uma conspiração que tem como foco a PointCorp, corporação que fornece soldados às guerras do Afeganistão e Iraque.

Intrigas de Estado é o segundo filme de ficção do diretor Kevin Macdonald e é uma adaptação de minissérie da BBC inglesa. O longa relata como os jornalistas devem tratar da separação de interesses entre sua vida pessoal e profissional.

Macdonald mostra que o jornalismo vive de postar a última novidade e como é trabalhar em uma redação, desde uma reunião de pauta até a pressão de um dead line.

INTRIGAS DE ESTADO (FRANÇA, EUA, INGLATERRA, 2009, 127 MIN)
DIREÇÃO: KEVIN MACDONALD
SÁBADO, 28 DE AGOSTO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA
SALÃO AZUL DO CONJUNTO I(ANDRADAS, 1614)
ENTRADA FRANCA
Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo Laudia Bolzan

sexta-feira, agosto 20, 2010

Política, sondagens e interesses. Cineclube Unifra dá continuidade ao ciclo Jornalismo Louco

Cartaz elaborado pela acadêmica Carolina Pagliarini de Publicidade & Propaganda da UNIFRA

Richard Nixon havia renunciado e tentava voltar a atuar na política. O ex-presidente dos Estados Unidos vislumbra uma oportunidade, porém acaba complicando-se mais do que poderia imaginar. Esta é a trama de Frost/Nixon, filme que continua o ciclo Jornalismo Louco, neste sábado, 21 de agosto, a partir das 4 da tarde no Cineclube UNIFRA.


Muitas foram as propostas de redes de televisão, para que Richard Nixon explicasse o que aconteceu no caso Watergate – que causou a sua renúncia. Três anos depois o ex-presidente aceita falar sobre o assunto. O plano é enrolar David Frost, um jovem apresentador de TV, causar uma boa imagem e retornar às atividades políticas.


Nixon, no entanto, não contava com a sagacidade de Frost. O que deveria ser um show de esclarecimentos transformou-se em uma batalha entre os dois, assistida por mais de 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.


O longa é adaptado de uma peça de teatro homônima. O diretor, Ron Howard, exigiu que os atores que interpretassem Richard Nixon e David Frost fossem os mesmos da montagem teatral, caso contrário não aceitaria dirigir o filme. Assim, conseguiu Michael Sheen e Frank Langella que corporificam os personagens-título. Venha descobrir um pouco mais sobre o universo maravilhoso (e louco) do jornalismo.


FROST/NIXON (EUA, 2008, 122 MIN)

DIREÇÃO: RON HOWARD

SÁBADO, 21 DE AGOSTO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA

SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)

ENTRADA FRANCA

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo Joyce Noronha

quinta-feira, agosto 19, 2010

DOIS JORNNALISTAS E MUITOS SEGREDOS NO CINECLUBE UNIFRA!

Um dos princípios básicos do jornalismo é a busca pela verdade. Doa a quem doer. Essa eterna cruzada teve, em 1972, um de seus episódios mais marcantes. Conhecido como caso Watergate, ele foi transposto para o cinema em Todos os Homens do Presidente, atração deste sábado, 14, no ciclo Jornalismo Louco do Cineclube UNIFRA, às quatro da tarde.

Dirigido por Alan J. Pakula, o longa acompanha uma dupla de repórteres do Washington Post. Carl Bernstein e Bob Woodward interpretados por Dustin Hoffman e Robert Redford, respectivamente, descobrem uma trama de espionagem envolvendo membros da Casa Branca - inclusive o presidente. Sem provas concretas, mas com uma dedicação quase cega, ambos precisam contestar seus superiores e, de alguma maneira, expor aos leitores que o governo de Richard Nixon não era tão transparente quanto aparentava.

São raros os filmes que apresentam o cotidiano do jornalista com tanta precisão. Da correria na redação à escassez de fontes, da empolgação em descobrir um fato novo aos litros de café ingeridos diariamente. Todos os Homens do Presidente é jornalístico até nos mais ínfimos detalhes.

Vencedor de quatro Oscar (ator coadjuvante para Jason Robards, roteiro adaptado, direção de arte e som), esta obra merece ser vista não só por interessados em jornalismo, mas por todos que acreditam que a verdade sempre prevalece.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (EUA, 1976, 138 MIN)
DIREÇÃO: ALAN J. PAKULA
SÁBADO, 14 DE AGOSTO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA
SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)
ENTRADA FRANCA
Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo Giulianno Olivar

sexta-feira, agosto 06, 2010

Boa noite e boa sorte em cena no Cineclube UNIFRA!

Cartaz elaborado pelo acadêmico de Publicidade & Propaganda Matheus do Amaral

O cineclube UNIFRA retorna no mês de agosto com o ciclo Jornalismo Louco. São filmes que apresentam histórias do mundo através do jornalismo, em interpretações para o cinema. A atração deste sábado, dia 7, é Boa noite, e boa sorte, às quatro da tarde.
Na trama, Edward R. Morrow é um âncora de TV que luta para mostrar em seu jornal os dois lados sobre o marcathismo, movimento iniciado na década de 50 nos Estados Unidos, consistia em perseguir pessooas a favor do comunismo e que realizavam atividades antinorte-americanas. Essta manifestação resultou na Guerra Fria.
Morrow revela as táticas e mentiras utilizadas pelo senador Joseph McCarthy para caçar os supostos comunistas, e dá direito de resposta ao político, que por sua vez prefere intimiidar o jornalista. Começa então um grande confronto público que apresenta consequências a recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Este é o segundo fiilme dirigido por George Clooney. Os momentos em que Joseph McCarthy aparece são as cenas de arquivo com o verdadeiro senador. O diretor optou por não usar um ator, para demostrar quanto o próprio McCarthy costumava atuar em frente às câmeras.
BOA NOITE E BOA SORTE (EUA, 2005, 96 min)
DIREÇÃO: GEOGE CLOONEY
SÁBADO, 7 DE AGOSTO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA
SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)
ENTRADA FRANCA

Texto elaborado pela acadêmica de jornalismo da UNIFRA Joyce Noronha

quarta-feira, agosto 04, 2010

Volta do Cineclube UNIFRA!

Selo produzido pelo acadêmico de Publicidade & Propaganda Matheus do Amaral


Após merecidas férias, o Cineclube UNIFRA volta com força total e já de início temos um ciclo sobre o mundo jornalístico. É o ciclo Jornalismo louco. Este ciclo promete mostrar várias áreas do jornalismo e como o bom profissional da área atua.
07/08 - Boa noite, e boa sorte
14/08 - Todos os homens do presidente
21/08 - Frost/Nixon
28/08 - Intrigas de Estado