quarta-feira, maio 26, 2010

NOVA OPTATIVA PARA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Com Plano de Ensino Colaborativo, a OPP 021, será ofertada na PP, mas valendo para os dois cursos. Terças, das 15h30min às 18h, 3 créditos. Enviar ideias e sugestões para bebsthefabs@hotmail.com

1) Identificação da disciplina
Código: OPP
Disciplina :Cultura, Comunicação e Novas Mídias
Carga horária:51 horas

2) Ementa
Fundamentos Teóricos: Cultura, Comunicação e Novas Mídias; Aplicação dos fundamentos teóricos.

3)Objetivos

O aluno deverá:
- identificar os aspectos mais significativos das atividades culturais e de suas interfaces com a comunicação;
- entender as atuais formas de produção cultural colaborativa;
- reconhecer e refletir sobre a cultura, em diferentes situações do cotidiano, na mídia tradicional e novos formatos;
- analisar, comparar e produzir diferentes tipos de textos, imagens e elementos visuais de temática cultural para os formatos tradicionais e novos formatos de mídia (my space, orkut, twitter, you tube, facebook, blogs e afins)
- reconhecer, diferenciar e aplicar as diferentes técnicas de abordagem da área de comunicação social (jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda);
- participar ativamente das atividades em aula e das tarefas propostas.
4) Programa
Título e discriminação das unidades de ensino
Unidade 1 – Fundamentos Teóricos: Cultura
1.1) Os diferentes conceitos de cultura e seus pensadores
1.2) A ideia de indústria cultural e seus desdobramentos na atualidade
1.3) As diferentes manifestações artísticas (teatro, cinema, música, literatura e artes visuais)
1.4) Patrimônio arquitetônico, histórico, cultural e imaterial

Unidade 2 – Fundamentos Teóricos: Comunicação e Novas Mídias
2.1) Os novos formatos de mídia (sites, my space, orkut, twitter, you tube, facebook, blogs e afins) a serviço das atividades e bens culturais
2.2) As possibilidades de trabalho dos profissionais da comunicação social (jornalistas, relações públicas e publicitários) no campo das manifestações culturais

Unidade 3 – Aplicação dos fundamentos
3.1) analisar, comparar e produzir diferentes tipos de textos, imagens e elementos visuais de temática cultural para os formatos tradicionais e novos formatos de mídia3.2) reconhecer, diferenciar e aplicar as diferentes técnicas de abordagem da área de comunicação social (jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda).

Nenhum comentário: