O cinema sempre teve gênios incontestáveis atrás das câmeras. Cineastas visionários, criativos e talentosos. Em outubro, o Cineclube Unifra apresenta cinco desses ícones no ciclo Grandes Diretores. O primeiro é o polonês Roman Polanski, com o intenso Busca Frenética, neste sábado, dia 2, a partir das 4 da tarde.
Diretor de vários filmes cultuados (Chinatown, O Bebê de Rosemary), Polanski oferece aqui, uma de suas mais intrigantes tramas. Em Paris, o renomado cardiologista Richard Walker (Harrison Ford) mergulha em uma misteriosa jornada após o desaparecimento de sua esposa. Sem dominar o idioma local, o doutor deposita todas suas confianças em uma estranha – e atraente – jovem francesa, cujas motivações são as mais suspeitas possíveis.
Apesar de ser um filme de pouco impacto nas carreiras de Polanski e Ford, impressiona a maneira como ambos se empenharam na construção do longa. Enquanto o diretor constrói com imenso cuidado uma narrativa carregada de símbolos, o ator compõe um de seus personagens mais fascinantes, diferente dos heróis aos quais sua imagem sempre fora ligada.
Não bastasse ser impecável visualmente, o filme ainda é um espetáculo aos ouvidos: ninguém menos que Ennio Morricone assina a trilha sonora. Polanski mostra uma Paris pouco conhecida, sombria e cheia de ruelas. Busca Frenética vai tirar seu fôlego no Cineclube Unifra.
BUSCA FRENÉTICA (EUA/FRANÇA 1988, 120 MIN)
DIREÇÃO: ROMAN POLANSKI
SÁBADO, 2 DE OUTUBRO, 16 HORAS NO CINECLUBE UNIFRA
SALÃO AZUL DO CONJUNTO I (ANDRADAS, 1614)
ENTRADA FRANCA
Próximas atrações do ciclo Grandes Diretores
Dia 09, A Fonte da Donzela, direção Ingmar Bergman
Dia 16, Meu tio, direção Jacques Tati
Dia 23, Rashomon, direção Akira Kurosawa
Dia 30, Janela Indiscreta, direção Alfred Hitchcock
Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo da unifra Giulianno Olivar
Nenhum comentário:
Postar um comentário